Perfect Blue (Explicação)

Olá, pessoinhas amantes de bons filmes! Hoje vamos de Perfect Blue. Fazia anos que eu queria assistir, pois vi que ele era bastante recomendado, porém, na época, não encontrei facilmente para assistir. Para minha surpresa, uma amiga veio falar sobre ele comigo e me mandou um link do YouTube com o filme legendado. Que delícia! Obrigada, amigan. ♡

Como sempre faço questão de deixar beeem claro, sou apaixonada por tudo que tem a ver com psicologia. E Perfect Blue nos traz isso de um jeito que nos quebra a cabeça. Mas vamos ao filme. Perfect Blue é bom?



Perfect Blue


Perfect Blue é uma animação japonesa de suspense psicológico, baseado no romance de mesmo nome de Yoshikazu Takeuchi. Dirigida por Satoshi Kon, vale lembrar que a animação é de 1997. Pela temática, chega a surpreender.

Neste filme iremos acompanhar um pouco da trajetória de Mima Kirigoe, uma cantora pop japonesa que decide virar atriz. Ela aceita fazer um papel bastante pesado em um drama, ainda que isso cause certo alvoroço entre pessoas próximas e fãs dela, que não aceitam esta mudança. Mas Mima segue firme, pois não quer se limitar apenas à visão de idol pop que têm dela.

Num mundo onde a internet ainda não era tão utilizada como agora, nós vemos uma Mima comum, acompanhamos seu cotidiano, uma Mima real. Enquanto que seus fãs, têm uma ideia de Mima completamente diferente. A Mima cantora, aquela que eles veem na televisão e nos shows. Uma Persona já moldada.

Pra quem ainda não assistiu, deixo aqui o filme legendado, link do youtube: Perfect Blue

[CONTÉM SPOILERS]

Quando Mima toma a decisão de que irá focar em sua carreira como atriz, ela retira posters e fotos da banda, a qual ela integrava, que estavam na parede de seu quarto. Ela se livra de pertences que a prendam àquilo que agora ela deve deixar para trás, com a seguinte frase: "Obrigada a todo o trabalho nesses anos. Tchau, Mima a estrela pop". E então ela começa a ler algumas cartas de seus fãs, onde numa delas pedem para que ela cante para eles para sempre, e em outra, falam algo sobre o quarto de Mima. Mais tarde descobrimos que é um site, chamado O Quarto de Mima, onde alguém escreve sobre tudo que Mima faz durante seu dia, com detalhes que surpreendem e a deixam intimidada. Quem saberia tanto sobre ela?

Seria um stalker? No meio disso tudo, Mima recebe também ligações mudas e um fax onde a chamam de traidora. E em seguida, durante as gravações do drama, uma carta é recebida e aberta por seu gerente. Esta continha um explosivo, que acaba o atingindo.

Felizmente ele fica bem, não foi nada grave, e tampouco a polícia fora avisada. Rumi (assessora de Mima e amiga próxima) parece não dar muita importância ao caso, e logo se mostra contra as mudanças de Mima, sempre frisando que "Mima é uma estrela pop!" Num diálogo entre Rumi e o gerente, ele menciona que "Os tempos mudaram desde que Rumi Hidaka era uma estrela pop!"




Espera, Rumi era uma estrela pop?

O grande problema começa quando Mima precisa gravar uma cena de estupro. A partir dali a identidade de Mima passa a se perder, e se torna difícil distinguir a ficção da realidade. Não importa quantas câmeras estejam lá, quantas pessoas estejam participando deste trabalho, a cena não deixa de ser forte aos olhos de quem vê. Notamos uma mudança extrema em Mima. E notamos também que seu stalker está em todos os lugares. Enquanto isso, Rumi não disfarça sua insatisfação ao ver o lado de estrela pop sendo perdida, e logo sai aos prantos.

Ao chegar em casa, Mima percebe que seus peixinhos estão mortos no aquário. Entra em crise e a persona Mima estrela pop acaba surgindo em seu reflexo no espelho. O diálogo é simples: Mima diz a si mesma que não queria nada daquilo, mas não podia desapontar as pessoas que foram tão longe com ela. A Mima do espelho então diz: "Este era o trabalho que você queria? Isto é a morte!"

A próxima cena mostra seu stalker (Me-Mania) escrevendo no site (Quarto de Mima) e depois fãs da banda que não aceitam as mudanças, que acreditam que o que Mima faz é por fama, e que aquela não é a real Mima. Mas como saberiam eles quem é a real Mima? Nem ela sabia. E isso se torna claro quando Mima lê coisas que não considera verdadeiras no site e acaba dizendo que é tudo mentira, que ela não está escrevendo aquelas coisas. Então a persona estrela do pop diz que quem está escrevendo tudo aquilo, é a Mima verdadeira.

Após este acontecimento, um evento importante: O roteirista do drama é assassinado ao som de uma música da banda de Mima. Mas nada sabemos sobre o assassino. A questão fica de lado, e a vida de Mima segue. Ela então faz um ensaio fotográfico, sensual demais para uma ex-estrela pop! O que obviamente, causa bastante.

Enquanto isso, temos a cena em que o stalker responde aos e-mails da Mima estrela do pop! Ela diz que a Mima atriz seria uma impostora. Ele diz que irá libertá-la. A cena acaba e temos uma cena do drama que Mima está gravando. O diálogo é o seguinte: 

Mima: Eu não sei mais nada sobre mim!
Psiquiatra: Bem, como você sabe se a pessoa que você era a um segundo atrás é a mesma pessoa que você é agora? Um fluxo contínuo de recordações. Dado que, todos nós criamos ilusões sobre nós mesmos, dizendo que cada um de nós temos apenas uma personalidade fixa.
Mima: Doutora, estou com medo que meu outro eu faça algo que eu não me lembre.
Psiquiatra: Está tudo bem. Não há como ilusões criarem vida.

Depois disso Mima vê sua outra persona e numa crise acaba por sair correndo atrás dela que diz com todas as letras: "Eu te disse, eu sou a Mima verdadeira". A perseguição continua, Mima quase é atropelada, e adivinhem quem dirigia? Seu stalker. Mas de repente ela acorda em seu quarto. Um noticiário passa na TV. Rumi chega em sua casa, as duas conversam e Mima alega que parece que faz muito tempo que não a vê. Entre um diálogo sobre a personalidade pop que ela enterrou, a cena mais uma vez muda, e agora Mima está em cena no drama. É tudo confuso. Não sabemos mais o que é real e o que não é.

Mima mais uma vez acorda, assustada, o noticiário é o mesmo na TV e Rumi chega em sua casa.

Rumi: Eu estava aqui ontem também.
Mima: Ontem? O que era real?

Notamos que se trata do mesmo dia, Mima e Rumi usam as mesmas roupas.

Se você acha que já está tudo bem confuso, acaba piorando. Vemos a cena em que Mima mata o fotógrafo que fez seu ensaio sensual. Parece tudo um sonho, pois Mima acorda. Mas ele realmente foi assassinado, e Mima encontra suas roupas sujas de sangue. Voltamos ao set de gravação do drama, a cena a ser gravada é o assassinato do estuprador da personagem de Mima. Adivinha quem o mata? Pois é.

Mais uma mudança drástica de cena, vamos a um dos diálogos principais do drama que Mima está gravando:

Psiquiatra: Você acordou?
Personagem de Mima: Você é...?
Psiquiatra: Você não pode me dizer seu nome?
Personagem de Mima: Eu? Eu sou Mima Kirigoe.
Psiquiatra: Tá. E o que você faz?
Personagem de Mima: Sou uma estrela pop... não, uma atriz.
Psiquiatra: Deve ser um trabalho difícil.
Personagem de Mima: É difícil, mas foi isso que eu escolhi para mim.

Um dos investigadores então diz: "Ela acha que é uma atriz chamada Mima Kirigoe."

Psiquiatra: Desordem Desassociativa de Identidade. Em outras palavras, Síndrome de Múltiplas Personalidades.

Sim, chegamos ao ponto chave: O TDI. A psiquiatra então explica que a identidade original, que seria Yoko Takakura, não é nada mais que uma personagem em um filme de drama. E mais uma vez ficamos perdidos entre a realidade e a ficção.

Ouvimos um CORTA! e toda a cena retrocede. O diálogo se repete, mas com algumas mudanças.

Personagem de Mima: Eu? Eu sou Mima Kirigoe.
Psiquiatra: A personalidade original, Yoko Takakura, não existe mais. Matando, e depois se transformando na irmã, a top model, ela salvou seu coração.
Personagem de Mima: É isso. Sou uma modelo.

A tomada acaba. Mima parece mais uma vez ter uma espécie de fuga, acorda no meio de outras pessoas, entre elas Rumi que a parabeniza pelo trabalho e pede para que ela vá se trocar. No caminho Mima esbarra na atriz que interpreta a psiquiatra.

Mima: Oh, desculpe, Doutora!
Psiquiatra: Ei, eu não sou mais a doutora, esqueceu-se? "Não há como ilusões criarem vida". Você pode parar de sonhar agora.

A próxima cena é nada mais, nada menos, do que o stalker tentando matar a Mima. Ele alega estar protegendo a Mima. E então ela retruca: "Mas eu sou a Mima!" Ele ainda diz que a verdadeira Mima manda e-mails para ele todos os dias e que ela, na verdade, é uma impostora e que vai morrer, assim como o fotógrafo e o roteirista do drama. Então ela acredita que foi ele quem matou os dois homens. A cena é idêntica à cena do drama, onde ela mata o estuprador. Para nossa surpresa, ouvimos mais um CORTA! e Mima está sendo aplaudida.

Rumi encontra Mima com as roupas rasgadas, completamente desnorteada, e então Mima a leva até o local onde teria matado o suposto stalker que a atacou. Mas nada havia lá, nenhum sinal de que alguém havia sido assassinado ali.

"Tem certeza de que você não sonhou?" pergunta Rumi. "Você está bem? Vou te levar de volta... para o quarto de Mima." A cena muda, Mima está de volta em seu quarto. Rumi está lá também. Ela pega o telefone e liga para seu gerente. Este aparece morto também, juntamente com o stalker. Enquanto isso, Mima olha para seu aquário, onde seus peixinhos estão vivos, e o poster da banda voltou para a parede de seu quarto. Ela abre a janela e diz: "Não, aqui não é meu quarto." E a persona estrela do pop afirma com convicção: "Claro que não! Aqui é o quarto de Mima!"

E então ela se transforma em Rumi. Quê!?

A seguir temos uma luta um tanto quanto improvável: persona estrela do pop VS persona atriz. Isso mesmo, a Mima está tentando matar a Mima. "Vamos acabar com isso. Não precisamos de duas Mimas." Durante a briga, Mima tira a peruca da estrela do pop, novamente ela é Rumi. Ela põe a peruca mais uma vez, e se transforma em Mima estrela do pop. Tá confuso? Tá. Aí para melhorar, Mima salva Rumi de ser atropelada. Desta vez ninguém grita o famoso CORTA! Mas a cena acaba e vamos ao manicômio.

Mima está lá para visitar Rumi. O psiquiatra conversa com Mima:

Psiquiatra: "Não sabia que viria visitá-la hoje, você deve estar ocupada. Às vezes ela volta para a personalidade de Rumi, mas..."
Mima: "Sei que não voltarei a vê-la. Mas graças a ela, sou quem sou atualmente."



Rumi se olha no espelho e vê a persona Mima estrela do pop. Mima sai do local e entra em seu carro. Ao tirar os óculos escuros, vemos ela pelo espelho retrovisor, e então o filme acaba ao que Mima nos diz:

"Não, eu sou real!"

[Entendendo a personagem Rumi]

Rumi teria sido uma estrela do Pop no passado, e nunca superou o fato de o sucesso ser algo momentâneo. Criou uma obsessão por Mima, e se fragmentou, criando uma identidade onde ela era a própria Mima, ainda uma estrela do Pop. Uma forma de impedir que Mima seguisse outra carreira, ou que fosse corrompida.

Temos alguns momentos que podem explicar melhor isso, como quando Mima está fazendo as fotos sensuais, e ao mesmo tempo acontece o show de sua antiga banda. É possível notar os olhares estranhos das outras duas cantoras durante a aparição de Mima no palco. Parece que aquela aparição é apenas um vídeo de Mima, um telão, mas pelos olhares preocupados, podemos concluir de que na verdade, aquela era Rumi, com as roupas de Mima.

E quanto ao stalker? Simples. Rumi se comunicava com ele, por e-mail, se passando por Mima. Ele também era obcecado, então a ajudou, acreditando que assim, não perderia sua Mima, a estrela do Pop. Ela passava todas as informações de Mima, e ele escrevia no site. Por isso ele sabia tanto, pois Rumi vivia com Mima, sabia tudo que ela fazia.

Talvez o stalker nem existisse, e fosse apenas a Rumi também, que fez Mima acreditar que ele existia. Então a aparição dele era apenas figurativa, era o medo de Mima ao saber que alguém seguia seus passos.

Tudo isso subiu à cabeça de Rumi e logo ela acabou se tornando violenta, matando qualquer um que quisesse mudar Mima. Mas então por que ela decide matar a Mima? Matar Mima significava se livrar da impostora, pois ela acreditava que era a Mima verdadeira.

[Entendendo a personagem Mima]

Sabemos que nessa indústria, tudo pode acontecer, e muito do que acontece, acaba ficando embaixo dos panos. Isso gera um estresse danado nos ídolos, uma pressão que poucos aguentam. Mima teria entrado numa forte crise de identidade, ao não saber o que fazer, qual carreira seguir. De um lado, sua vontade de ser atriz, de outro, sua vontade de agradar seus fãs.

Por ser jovem, e ainda imatura, Mima aceitou fazer coisas que acabaram a afetando psicologicamente, como aceitar fazer a cena de estupro, dizendo a si mesma que ajudaria a alavancar sua carreira como atriz. Mas seus fãs desaprovaram, dizendo que aquilo havia manchado sua imagem, que agora ela não era mais pura, não era mais a Mima.

Teria Mima sido realmente estuprada? É algo que acontece muito neste meio. Teria ela criado uma ficção em torno de seu trauma? Uma forma de fugir de sua realidade, acreditando que, por ser atriz, seu estupro fora simplesmente um papel o qual ela desempenhou em seu trabalho?

Estaria ela enfrentando uma crise entre suas duas personalidades? Seria uma possibilidade. O fato de uma personalidade querer se manter no poder (ou na luz), acaba fazendo com que outras não participem ativamente da vida da pessoa. O que gera fugas dissociativas, resultando em amnésia. Há uma frase proferida pela Mima estrela pop que pode definir bem isso: "De agora em diante, eu estarei na luz, e você estará nas sombras."

Em alguns momentos, especificamente nos cortes de cenas, muitas vezes, Mima acordava em seu quarto, meio perdida. Como ela havia chegado lá? Durante o filme ouvimos Mima questionar diversas vezes:"Quem é você?" Quem era Mima? Nem ela sabia.

Ao ler o site, Mima lê que havia feito compras naquele dia, mas não recordava, então se questiona. Nesta parte, Rumi já estaria tomando sua identidade e fazendo coisas acreditando ser Mima. Não precisamos pensar muito para concluirmos que isso afeta ainda mais Mima, que não consegue se recordar do que é real, ou não. E seu medo aumenta ainda mais, pois não sabe o que pode fazer sua outra personalidade. Mas claro, ela ainda não sabia sobre Rumi, então acredita que tudo seja um feito dela.

No final, quando Rumi leva Mima para casa, podemos notar que aquele não é o quarto de Mima. Aquele era o quarto de Rumi. Sim, ela praticamente criou uma réplica do quarto de Mima, da época em que ainda era uma estrela pop. Por isso o poster da banda e os peixes vivos.


Quarto de Mima no início do filme.


Quarto de Mima após ela entrar em crise.


Quarto de Rumi.

Depois de toda a luta entre Mima e Rumi, sabemos que Rumi permaneceu internada, com sua segunda personalidade em posse de seu corpo. Enquanto isso, anos se passaram, Mima manteve sua carreira, não sabemos ao certo qual, mas notamos que está diferente, mais velha e madura.

O quão doentia pode ser essa relação entre fã e ídolo? Por que ídolos não são vistos como pessoas comuns? Como eu e você? O quão longe um fã pode ir, nessa crença de que seu ídolo não pode crescer, não pode mudar? Até onde vai a vontade de um astro, até onde vai o poder de sua agência? Onde acabam suas vontades e começam suas obrigações? Até onde ele pode ir por fama? O quanto aguenta seu psicológico? Quanto vale toda a atenção recebida, se quando chega em casa, você se vê sozinho?


[CURIOSIDADES]

Detalhe importante e interessante: O nome do drama em que Mima atua é Double Bind. Algo que pode ser traduzido como Ligação Dupla, ou Duplo Vínculo. Existe uma teoria sobre o Duplo Vínculo, escrita por Gregory Bateson, em 1950, esta utilizada para discutir sobre a complexidade da comunicação em relação à esquizofrenia.

Exemplo de duplo vínculo: Uma mãe diz ao filho que o ama, mas ao mesmo tempo se afasta com desgosto, ou inflige punição corporal como forma de disciplinar. Fala e linguagem corporal entram em conflito. Não há concordância. Isso gera um dilema para a criança, que não sabe como responder à isso, mas também não pode abandonar o relacionamento.

Outro exemplo: Quando uma pessoa ordena a outra que seja espontânea. O comando em si se contradiz ao ato de espontaneidade.

A pessoa entra num paradoxo. É algo como: "Eu preciso fazer isso, mas não posso fazer".

Sobre o título, Perfect Blue, se traduzido se torna um pouco estranho: Azul Perfeito. A cor azul pode significar equilíbrio e paz interior. Algo que nossa personagem certamente está procurando. Em inglês, a cor azul, quando utilizada para expressar como alguém se sente, "feel blue", significa que a pessoa se sente triste.

Mas já falei demais, então me diga, o que achou desta obra? Eu achei incrível! Você tem outras teorias? Compartilhe aqui. Até a próxima!




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